noticias644 Seja bem vindo ao nosso site Acre Ocidental!

Saúde

Pneu de avião que faria translado de vítimas de acidente aéreo fura durante pouso no Acre

Publicada em 01/11/23 às 17:42h - 141 visualizações

G1/Acre


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pneu de avião que faria translado de vítimas de acidente aéreo fura durante pouso no Acre  Compartilhar a noticia Pneu de avião que faria translado de vítimas de acidente aéreo fura durante pouso no Acre  Compartilhar a noticia Pneu de avião que faria translado de vítimas de acidente aéreo fura durante pouso no Acre

Link da Notícia:

Pneu de avião que faria translado de vítimas de acidente aéreo fura durante pouso no Acre
A aeronave que faria o transporte dos corpos das vítimas do acidente aéreo que matou 12 pessoas no Acre no último domingo (29) teve problemas técnicos ao pousar nesta quarta-feira (1) no Aeroporto Internacional de Rio Branco. A informação foi confirmada ao g1 pela empresa responsável pelo translado, ART Táxi Aéreo.

Conforme a empresa, o pneu do avião furou no momento do pouso no aeroporto por volta das 9h33 e ficou parado no meio da pista por 1h30. Está sendo feito o reparo, mas o voo que estava previsto para sair às 10h (horário do Acre), está atrasado.

Esse voo levaria os corpos das cinco vítimas para Eirunepé, no Amazonas, que foram liberadas pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Rio Branco. A previsão era que a aeronave chegasse ao destino por volta das 11h20 (horário do Acre).

Os familiares das vítimas também devem ser levados para a cidade do Amazonas ainda nesta quarta.

Como a aeronave que teve o pneu furado ficou na pista do aeroporto por mais de uma hora, um voo da Latam previsto para chegar em Rio Branco às 9h45 (horário local) precisou mudar a rota e ir para Cuiabá (MT). O g1 entrou em contato com a Latam e aguarda resposta até última atualização desta reportagem.

Vinci Airports, empresa que administra o aeroporto, confirmou o atraso em nota e disse que as operações foram suspensas de forma temporária.

"O operador da aeronave foi imediatamente acionado para a remoção da mesma do local. As operações já foram retomadas. Logo após o ocorrido, devido à indisponibilidade da pista, um voo chegou a alternar para Cuiabá, mas está retornando para Rio Branco."

O avião da Latam retornou às 14h26 e os passageiros embargaram. Outros foram reacomodados no voo da noite.

Vítimas que devem ser transladadas :
Raimundo Nonato Rodrigues de Melo, de 32 anos. Oriundo de Eirunepé, ele era dentista e estava na capital acreana para fazer um curso.
Francisco Aleksander Barbosa Bezerra, de 29 anos. Também de Eirunepé, ele trabalhava como vigilante de carro forte e deixa uma filha de 7 anos.
Clara Maria Vieira Monteiro (filha) e Ana Paula Vieira Alves, de Eirunepé. A mãe tinha 19 anos e a criança, 1 ano e 7 meses.
Jamilo Motta Maciel, de 27 anos, de Eirunepé. Ele era cirurgião dentista e deixa uma filha.

O voo que caiu no Acre era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e decolou de Rio Branco com destino a Envira, no Amazonas. A aeronave modelo Caravan tinha capacidade para até 14 pessoas e caiu por volta das 7h21 no horário local (9h21 em Brasília), logo após a decolagem. O percurso ainda incluía uma parada em Eirunepé (AM).

Na aeronave estavam seis homens, três mulheres e uma criança de 1 ano e 7 meses, além do piloto e do copiloto.

Parte dos passageiros estava viajando para receber tratamento médico. O advogado da empresa, Thiago Abreu, informou ao g1 que o piloto e o copiloto tinham experiência e treinamento. Segundo a Anac, o avião estava em situação regular.

Na segunda-feira (30), os familiares de quatro das 12 vítimas que morreram na queda da aeronave chegaram na capital acreana. Eles foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). Bastante emocionados, eles não falaram com a imprensa.

Ao todo, seis vítimas foram identificadas pela arcada dentária. José Marcos Epifanio, de 46 anos, que é natural de Envira, também está entre os identificados, mas ainda não teve o corpo liberado.

Seis das vítimas eram de Eirunepé (AM). Havia, ainda, moradores de Envira (AM). Veja a lista das vítimas aqui.

A aeronave era pilotada por Cláudio Atílio Mortari, que, de acordo com suas redes sociais, era natural de São Paulo, mas morava em Itaituba. O copiloto Kleiton Lima Almeida, de 39 anos, que também morreu na queda de avião, nasceu e também morava em Itaituba, no sudoeste do Pará. Ele tinha se tornado pai há um mês.

Em nota, a empresa aérea informou que está prestando toda a assistência aos familiares e representantes das vítimas, conforme previsto em nos manuais e no Plano de Resposta à Emergência da empresa, que são aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil. (Veja nota na íntegra abaixo)

"Estamos providenciando amparo material (translados, deslocamentos, estadias, alimentação e comunicação) e sociopsicológico aos parentes e representantes das vítimas, por meio de uma equipe de profissionais gabaritados a tanto, com todas as ações coordenadas por um Centro de Gerenciamento de Crise (CGC)", diz a nota.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 806822
Usuários Online: 180
Copyright (c) 2024 - Acre Ocidental