Uma técnica em enfermagem e influenciadora digital foi denunciada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) por divulgar na internet imagens de uma adolescente de 14 anos em trabalho de parto, sem o seu consentimento. A profissional de saúde teria gravado e compartilhado os vídeos da jovem, que estava sendo atendida no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, em agosto deste ano.
A denúncia foi formalizada pela 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Cruzeiro do Sul, que acusa a técnica em enfermagem de submeter a adolescente a vexame ou constrangimento, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e de corromper uma testemunha, que teria sido coagida a mentir sobre o caso. O MPAC também pede reparos mínimos pelos danos morais sofridos pela vítima e sua família.
Segundo o promotor de Justiça Christian Anderson da Gama, que assina a denúncia, o fato é grave, pois teria sido cometido por uma profissional da área da saúde, no exercício de função pública, em um hospital público, expondo uma adolescente grávida, em situação de vulnerabilidade social, a milhares de seguidores nas redes sociais, gerando grande constrangimento e violação da sua intimidade.
A denúncia foi encaminhada à 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, onde a denunciada deverá responder pelo processo legal, seguindo os princípios do contraditório e da ampla defesa. A denúncia estabelece o prazo máximo de dez dias para que a técnica em enfermagem apresente sua resposta à acusação.