A comerciante Suanne Camelo, de 30 anos, sobrevivente da queda de um avião no município de Manoel Urbano, na última segunda-feira (18), também foi transferida para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) de Manaus para continuar tratando os ferimentos. A Saúde do Acre encaminhou a jovem na madrugada deste sábado (23).
Sete pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu após decolar, incluindo o piloto, sendo quatro homens e três mulheres, que estavam seguindo para a cidade de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município de onde decolaram. Sidney Estuardo Hoyle Vega, comerciante peruano, morreu no acidente.
A transferência foi confirmada ao g1 pela família de Suanne. A previsão era de transferir Mateus Jeferson Fonte, de 26 anos, outro sobrevivente da tragédia, contudo, a prima de Suanne, Rhenata Chaves, disse que os ‘médicos acharam que o mais viável é tratar da condição dela como um todo e o lugar mais indicado é Manaus’.
O piloto do avião Valdir Roney de Souza Mendes, de 59 anos, já havia sido transferido para Manaus na manhã de sexta-feira (22). O piloto está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 40% do corpo queimado. O avião saiu de Rio Branco por volta das 11h , conforme a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
A biomédica Amélia Cristina Rocha Marques, de 28 anos, foi a primeira a ser transferida na madrugada desta sexta-feira (22). Com a transferência dos pacientes à Manaus, continuam internados no PS de Rio Branco: Bruno Fernando dos Santos, em estado estável na enfermaria, e Mateus Jeferson, que apresenta um caso grave e encontra-se na UTI, precisando de um atendimento especializado em queimaduras, porém estável, lúcido e orientado.
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, falou sobre as transferências e agradeceu a Saúde do Amazonas. “Ofereço aqui o agradecimento a todos que participaram dessa regulação, dessa logística e dessa transferência, assim como o governo de Manaus que irá receber os nossos três pacientes e que irá garantir dessa forma o melhor tratamento para todos eles”, afirmou.
O avião Cessna Skylane 182 tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas. Entretanto, seis passageiros e o piloto estavam dentro da aeronave no momento da queda. Além disso, o avião não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.
Deonicilia Salomão Kalisto Kaxinawa, indígena de 15 anos, segue internada na Unidade Mista de Manoel Urbano.
Em entrevista ao g1, a mãe de Mateus Fonte, Francisca Raimunda de Fonte disse que o filho, que inicialmente teve o estado de saúde divulgado como estável, teve uma piora no quadro após realizar um procedimento de limpeza dos ferimentos e foi encaminhado à UTI.
“Eu achei que depois que fizeram aquela limpeza nele, eu achei que ele teve uma piorazinha, porque ele subiu pra UTI. A médica falou pra mim que ele veio pra UTI por causa dos ferimentos, pra não ficar em leito, ficar entrando muita gente. O tratamento dele é delicado, ela disse. Aí quando foi no outro dia, já me ligaram pra vir aqui pegar documentação para o TFD [Transferência para Fora de Domicílio]”, explica.