O jovem Davi Silva Pereira, estudante autista de 17 anos, morador de Rio Branco (AC), foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 da Universidade Federal do Acre (UFAC). O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (27), após Pereira alcançar a nota necessária no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Davi ganhou notoriedade nacional após um vídeo seu viralizar nas redes sociais, no qual fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que as provas do Enem fossem adaptadas para atender alunos com necessidades especiais.
A deputada federal Socorro Neri (PP) comemorou a conquista de Davi em suas redes sociais. “Com imensa alegria, recebi a notícia de que o querido Davi Pereira foi aprovado no curso de Letras Espanhol da UFAC! Davi, que no ano passado utilizou suas redes sociais para pedir a adaptação do Enem às necessidades de estudantes autistas”, destacou.
A parlamentar explicou que o jovem foi uma inspiração para a criação de um Projeto de Lei que visa garantir a adaptação de provas do Enem, certificações profissionais e concursos públicos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Agora, ele se torna universitário, superando adversidades e nos enchendo de orgulho com sua determinação e conquista. Mas ele já deixou um recado claro: fará o Enem novamente este ano, e, se Deus quiser, já com a lei aprovada! Em nome de Davi, parabenizo os mais de 2,2 mil estudantes que agora fazem parte da nossa UFAC. Que essa nova etapa seja de aprendizado, crescimento e realizações. Parabéns a todos!”, declarou Neri.