Neste mês de maio, cerca de quatro pessoas já morreram de gripe no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul. Foram duas crianças de Cruzeiro, uma de Feijó e um idoso de Ipixuna no Amazonas.
A secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima, conta que as duas crianças do município, de um mês e de três anos que morreram de influenza, não foram atendidas em Unidades Básicas de Saúde. “As mães não procuraram nenhuma UBS e as crianças deram entrada direto no Hospital do Juruá em estado já avançado. A criança de três anos morreu vítima de influenza B”, conta ela conclamando a população a se vacinar.
“As unidades de saúde estão abertas até as 19 horas com vacinas da influenza e outras, disponíveis. E neste sábado vamos fazer uma grande campanha de vacinação e atualização das Carteiras em tendas montadas em vários pontos da cidade. As pessoas relaxaram com relação à Covid-19 e a gripe então chamamos toda a população para se imunizar”, destaca a secretária.
Uma criança morreu vítima do vírus sincicial, outra de influenza B, bem como o idoso. Nomes das vítimas e dias das mortes não foram divulgados nem pelo Hospital do Juruá e nem pela secretaria de Saúde.